sábado, 4 de agosto de 2007

Livro " Peixes do Guadiana - Que Futuro? "

Com lançamento já marcado, este livro, promete dar a conhecer ao público em geral as comunidades piscícolas da Bacia Hidrográfica do Rio Guadiana em Portugal, as quais se confrontam actualmente com inúmeros problemas decorrentes de vários tipos de intervenção humana sobre os seus habitats naturais, de que se destaca, pela sua envergadura, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Foi elaborado com preocupações de índole conservacionista uma vez que esta é a bacia mais emblemática no nosso país. Na verdade é a mais rica e diversificada em endemismos piscícolas e a que se encontra mais ameaçada actualmente, estando a maioria das suas espécies listadas no Livro Vermelho Nacional.

Os autores, Maria João Collares Pereira, Ana Filipa Filipe e Luís Moreira da Costa, todos do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
" Aceitámos este desafio por termos conseguido reunir entre 1997 e 2003 uma importante base de dados referente à variação espacial e temporal das comunidades piscícolas da bacia, e para dar resposta às solicitações que nos são frequentementev feitas. N verdade, não existe nenhum documento desta natureza em Portugal - que integre e disponibilize de um modo técnico-científico toda a informação disponível relativa a esta problemática "

Mais informações sobre este livro, podem ser pedidas para edicoescosmos@iol.pt