domingo, 5 de agosto de 2007

Livro " A Construção de uma Identidade - Tomar na vida e obra de Fernando Lopes Graça"

António Luís Linhares Corvelo de Sousa, Director Artístico do Coro Canto Firme de Tomar, apresenta-nos esta maravilhosa obra sobre a vida de Fernando Lopes Graça. No prefácio, lê-se " O extenso acervo de documentos descobertos e analisados pelo autor, ao longo de uma investigação de anos, paciente e rigorosa, revela factos e circunstâncias inteiramente novos que conferem à biografia e à personalidade de Lopes-Graça um estatuto de radical singularidade.
Singularidade do contexto sócio-económico:Tomar, pólo industrial onde se acentuava a componente proletária, por contraste com o ambiente predominantemente rural da região.
Singularidade das condições de vida: a roda de expostos ou enjeitados como recurso banalizado, rotineiro, para camadas da população no limiar da sobrevivência.
Singularidade dos antecedentes familiares: ausências de " antepassados" ou " árvore genealógica", já que pai e mãe descendiam de expostos.
Singularidade da ascensão social do pai: da condição de assalariado, vivendo numa casa pobre e minúscula no antigo gueto judaico ( onde o Fernando nasceu ), à de proprietário de um pequeno hotel.
...... Eis, em síntese, o que que a investigação realizada pelo Maestro António de Sousa, põe em evidência e faz deste livro uma obra de referência para o estudo da vida e obra de Fernando Lopes-Graça.

Mário Vieira de Carvalho, Secretário Estado da Cultura.


Este livro pode ser adquirido nas livrarias, ou em alternativa pode ser pedido para edicoescosmos@iol.pt