domingo, 5 de agosto de 2007

Livro " Bem Perto do Céu "

O Homem sempre sentiu uma atracção muito forte pelas coisas do sagrado. A sua frustração por não conseguir dominar ou controlar alguns aspectos da sua vida, leva-o a procurar na religião e na esfera do Sagrado o apoio necessário e a justificação para o inatingível. Assim se cria a relação entre o Homem e o Sagrado e, por toda a parte , são inúmeras as suas manifestações. Também aqui estamos perante uma dessas manifestações, num local ermo e distante, tranquilo e recolhido, sempre propício para o luminoso, para a hierofania ou teofania.

De uma forma que pretendemos mais do que descritiva, procuramos apresentar o culto à Senhora da Serra, que ocorre, anualmente, no alto da Serra da Nogueira, em Rebordãos, concelho de Bragança. Para tal, fazemos uma primeira aproximação, em género de contextualização, ao local. Depois, procuramos conhecer o culto mariano e, em particular, este, no que concerne a sua origem, lendas, áreas de influência e elementos constitutivos.
Mais à frente, o objectivo é caracterizar esta novena, para que se possam perceber as várias manifestações e seus particularismos. Por fim, analisamos todas as actividades que, em simultâneo, decorrem no recinto do Santuário e sua relação com o culto religioso.

Estamos perante uma romaria de referência regional, à qual ocorrem, por altura da novena, indivíduos de diversas geografias e por razões várias, das quais se destacam; a fé na Senhora, a festa da carne e o vicio do jogo.

Este livro do antropólogo Luís Vale, é o número 2 da colecção raízes das Edições Cosmos, lançado em Bragança e apresentado na Fnac-Chiado e na Fnac-Gaia. Já está disponível nas livrarias, mas também pode ser adquirido em edicoescosmos@iol.pt