terça-feira, 4 de novembro de 2008

2º Colóquio Internacional de Provérbios

As Edições Cosmos estarão presentes no 2º Colóquio Internacional de Provérbios, acompanhando a nossa autora do livro " Dicionário de provérbios Portugueses" Gabriela Funk e o nosso director da colecção Raízes, Aurélio Lopes


2º Colóquio Internacional
Provérbios

Tavira, Hotel Vila Galé
10 a 14 de Novembro 2008

Dependendo dos cenários culturais em que se usam, provérbios como Todos os caminhos vão dar a Tavira (All roads lead to Rome) (Ei Turkuu päivässä rakennettu), … circulam em vários níveis de compreensão cultural e universal. Provérbios de diferentes povos e áreas do discurso possibilitam diferentes interpretações. Além disso, o mesmo provérbio pode ser usado em distintos contextos e para diversos fins. Os provérbios sempre têm sido portadores de problemas relacionados com a sua tradução e com explicações de natureza geral e, ainda, podem ser classificados de acordo com vários critérios: históricos, linguísticos, temáticos, educativos, lógicos, …
A descrição anterior mostra a riqueza da diversidade de pontos de vista dos paremiologistas (académicos estudiosos dos provérbios e das expressões proverbiais) em todo o mundo a qual pode ser canalizada em benefício de todos, através das contribuições provenientes de áreas culturalmente complementares. Pelo menos, paremiologistas e entusiastas da temática proverbial na Europa podem unir-se. Esta é a ideia central do Colóquio, principalmente neste Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008).