quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lançamento do livro "Duas Crises" -


Lançamento dia 17 de Junho às 18,30 horas na livraria de Entrecampos em Lisboa

Apresentação da obra será feita pelo Historiador José Freire Antunes.
“Duas Crises” é um relato de dois momentos que marcaram a história recente de Portugal, o 13 de Abril de 1961 - o “Golpe Botelho Moniz” - que pretendeu derrubar o regime do Prof. Oliveira Salazar, e os acontecimentos que precederam o 25 de Abril de 1974.

É a visão pessoal de um oficial do exército português que entrou para a Escola do Exército – Curso de Artilharia em 1941 e que durante cerca de trinta anos serviu a Pátria nas Forças Armadas.

Escrita em 1976, esta obra está recheada de relatos importantes, muitos deles pouco divulgados, outros inéditos, que podem ajudar na compreensão da política ultramarina do anterior regime e na influência que esta teve nas Forças Armadas desde a década de 50 até à Revolução em 1974. Também dá a conhecer algumas das motivações e convicções de algumas das personagens que marcaram o Regime Salazarista (e o seu fim…).
Não é nem pretende ser um relato exaustivo dos acontecimentos. Tem dois objectivos principais: o primeiro ser uma reflexão de quem viveu alguns dos momentos mais importantes destes dois movimentos históricos e, o segundo constituir acima de tudo uma visão humana de alguns dos mais importantes (embora pouco conhecidos) protagonistas da História Portuguesa contemporânea a partir dos relatos sobre as pessoas com quem o autor trabalhou e privou.
A reedição de “Duas Crises” é também a homenagem da família a um marido, pai e avô que sempre cultivou e transmitiu aos seus um forte sentido de responsabilidade, bom senso e de justiça.