quarta-feira, 20 de maio de 2009

Livro "Vila de Rei com Val de Cavalos"





.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.



Será aqui neste magnifico Edifício de S. Francisco, na bonita Vila da Chamusca, que será lançado no próximo sábado, 23 de Maio de 2009, às 18,30 horas o livro "Vila de Rei com Val de Cavalos" de autoria de Alice Lázaro, o elogio da obra estará a cargo do Profº. Doutor Pedro Passos Canavarro.

"Vila de Rei com Val de Cavalos"

...Antigamente dizia-se ser do tempo dos mouros tudo o quelembrasse eras remotas e desconhecidas. O mesmo se contava danascente de água fresca que brotava puríssima do cabeço virado a
leste. Esta fonte tanto podia servir para matar a sede como paralavar a roupa. Há muito tempo que alguém se lembrou de mandarabrir ali um tanque de alvenaria para reter as águas, passando asmulheres a usufruir de uma comodidade alternativa à vala ou às ribeiras. Ao tanque artificial ligou-se o nome antigo que perdurou na memória: fonte de N.ª Sr.ª dos Remédios. O baptismo evoca a padroeira cuja celebração se perde numa idade que ninguém sabiaou sabe ao certo. A fonte meio escondida pela vegetação era o lugar propício à
ocorrência de encontros com moiras encantadas que se levantavam a desoras para saltar ao caminho do errante morador ou do andarilho perdido. A troco da quebra do seu encantamento prometiam as diáfanas criaturas descobrir o sítio onde se escondiam tesouros iguais aos das mil e uma noites. Das profundezas saíam pujantes burras de oiro que, por via do sortilégio, tinham o condão de alterar da noite para o dia a vida do ditoso, à revelia da intriga das gentes da
terra. A riqueza inesperada de alguém era obra de qualquer moira que, garantiam, lhes aparecera fora de horas para os lados da mina da Sr.ª dos Remédios...

Alice Lázaro exerceu a actividade de professora de História do ensino secundário durante mais de duas décadas. Durante esse período desempenhou tarefas como orientadora pedagógica de estágio integrado além de se ter dedicado ao estudo e divulgação do património local, tendo sido monitora e formadora de docentes nesta área.
No âmbito do estudo do património escolar – do antigo ensino industrial – fez pesquisa sobre materiais didácticos e actividades docentes, relativas ao último quartel do século XIX, em Portugal de que resultaram os estudos que levaram à sua dissertação de Mestrado em História da Arte, publicada em 2002 pela Câmara Municipal de Coimbra – Património de Coimbra – sob o título:
Leopoldo Battistini: Realidade e Utopia – a influência de Coimbra no percurso estético e artístico do pintor italiano em Portugal (1889-1936).
Tem feito contribuições esporádicas com artigos da sua autoria em obras de colaboração, nomeadamente, Dicionário da História dos Descobrimentos Portugueses, direcção de Luís Albuquerque (Círculo de Leitores), em artigos de imprensa periódica e local e em conferências, versando o património e o ensino.
Nos últimos anos tem-se ocupado na investigação de fundos documentais existentes no
ANTT (Torre do Tombo). Como resultado desse trabalho minucioso têm vindo a público obras de divulgação desses materiais com a devida contextualização histórica.