sábado, 28 de junho de 2008

Apresentação em Alenquer



Sábado 12 de Julho, às 16 horas

Biblioteca Municipal de Alenquer


A aventura, o suspense, o romance, a ficção científica o inverosímil estarão nesse dia, em Alenquer, neste magnifico romance de Tânia Xavier, que assim inicia a Colecção Fantástico, da nossa Editora. A apresentação será feita pelo escritor Domingos Lobo.
Esperamos por si!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Os Peixes do Guadiana - Que Futuro?


De autoria de Maria João Collares Pereira, Ana Filipa Filipe e Luís Moreira da Costa.
É sem sombra para dúvidas o melhor e mais actualizado livro sobre esta temática, fala-nos das espécies piscícolas da bacia do Guadiana, com uma descrição séria da intervenção humana sobre os seus habitats naturais de que se destaca, pela sua envergadura, o empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
É pois um livro acessível a um grande número de leitores, incluindo técnicos, gestores ambientais, alunos nos diversos níveis de escolaridade, bem como pescadores desportivos que aqui encontram um "Guia de Peixes" actualizado e totalmente a cores para melhor identificação.
Temos a certeza que as Edições Cosmos, com este livro deixam mais um legado às gerações futuras, pois fica aqui lançado o repto " Salvem-se os peixes do Guadiana"

Já em todas as Livrarias


- 300 páginas impressas a cores em papel couché, no formato 16 x 23 cm.
Preço de venda ao público 25 euros já com iva incluído


Os pedidos poderão ser feitos para edicoescosmos@iol.pt ou fwave@pluricanal.net encomendas@sodilivros.pt

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ribatejo Terra de Campeões




Ribatejo Terra de Campeões.

É com este título que o Jornalista, Carlos Arsénio, quer perpetuar quem mais se distinguiu na área desportiva, ao longo dos anos no seu Ribatejo.

Para isso e após largos anos de trabalho de recolha, juntou 200 nomes de atletas e outros agentes do desporto, que ao longo das suas carreiras dignificaram o desporto nacional.

Este livro terá o prefácio do Profº. Doutor Gentil Martins e será lançado a 15 de Setembro de 2008, às 18 horas no Salão Nobre do Governo Civil de Santarém.

Em breve mais desenvolvimentos.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

EXSURGE DEUS

Henrique Salles da Fonseca, apresenta-nos no livro EXSURGE DEUS, nova visão do nascimento das "Monita Secreta" que serviram para criar ódio à Companhia de Jesus.
Guerra aberta dentro da Igreja entre Dominicanos e Jesuítas Progressistas.Autos de julgamento renascimento e glória do Padre António Vieira, depois de ter escapado à pira. Um livro a não perder de vista pela sua actualidade .

terça-feira, 17 de junho de 2008

As escolhas do Profº. Marcelo Rebelo de Sousa






Veja o que disse o Sr. Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no seu programa do passado dia 15 de Junho de 2008 a propósito do livro "Portugal Traduzido" de autoria de John Wolf


segunda-feira, 16 de junho de 2008

2ª Edição PORTUGAL TRADUZIDO

Os pedidos para aquisição da 2ª. Edição poderão ser feitos para

edicoescosmos@gmail.com
ou para
encomendas@sodilivros.pt



Esgotada a primeira edição do livro "Portugal Traduzido" já está no prelo a 2ª. Edição
pedidos para edicoescosmos@gmail.com ou para encomendas@sodilivros.pt ao autor John Wolf endereçamos os parabéns

Bem Perto do Céu


sábado, 14 de junho de 2008

A ABORDAGEM DOS MEDOS E DA RUPTURA


MULHER DESAPARECIDA A SUL, de Modesto Navarro
Apresentação feita pelo escritor Domingos Lobo

Que nos amamos pouco e mal, todos o sabemos. Por vezes, amargamente o sabemos. Garrett avisou-nos, mas de pouco nos serviu. Continuamos, sobranceiros e diligentes, a ignorarmos-nos mutuamente. Conseguimos amar o que nos chega de fora, a assimilar acrítica e devotadamente, todos os subprodutos que os impérios mediáticos promovem, com mão operativa e marketing agressivo, levando-nos ao consumo desbragado e irracional. Assim, nesta deriva consumista, nos fomos ao longo dos anos (com claros e graves sinais, a partir dos anos 1980) aculturando e transformando numa massa acrítica, consumidores passivos e sentados nas ameias do sofá de todo o género de produtos culturais estranhos, promovidos em caixa alta e primeiras páginas pelos media de serviço. Esquecemos, ou levaram-nos a esquecer, que num mundo globalizado como este em que vivemos, os povos que não assumem a sua identidade cultural, que não respeitam e promovem os seus valores patrimoniais, tenderá a desaparecer no confronto cultural com outros povos. E um povo, para o ser enquanto identidade colectiva, precisa de referentes, de sinais, de raízes. Só nesse confronto se afirmará singular, só impondo a diferença à diversidade global, a nossa identidade cultural nos poderemos afirmar como povo autónomo livre e respeitado no confronto com outras culturas que de há muito perceberam que a verdadeira marca, que a perenidade da sua passagem pelo espaço que nos é comum, passa indubitavelmente pela capacidade e génio criador dos seus povos. Tudo o resto é volátil e de passagem.
...
Ver dissertação completa em
http://www.conselhosuperior.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Revista Intercompreensão - Edições Cosmos

Todos os pedidos da REVISTA INTERCOMPREENSÃO nº. 13, devem ser feitos para encomendas@sodilivros.pt

Edições Cosmos em Samora Correia

Tânia Xavier, autora do livro Por Amor a Luís XIV , com o primeiro exemplar
A autora com o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, na pré-apresentação do número um da colecção Fantástico na Biblioteca Municipal de Samora Correia


quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aspectos Sócio-culturais do Vinho

... Todo o acto criativo exige duas condições: silêncio e solidão.Complementarmente conduz a dois tipos de encontros: com os livros essenciais e com determinadas pessoas... A ideia de beleza presente na mente dos artistas plásticos transparece na imensidão de obras de arte ... observados do ponto de vista profano ou religioso...

É assim que o autor, Luís Falcão Fonseca, nos apresenta o seu novo livro, a sair para as bancas das livrarias brevemente.

A reinvenção do épico romântico


Lançamento dia 12 de Junho na Biblioteca de Samora Correia

... Neste romance de capa e espada, ao estilo de Alexandre Dumas, a autora remete-nos à memória literária de uma geração à qual não pertence, mas que absorveu com perícia, talento e labor de pesquisa, para nos colocar perante a corte de Luís XIV, o Rei Sol, com o esplendor, o trágico e o clima intimidante de traições e intrigas palacianas que o romantismo construiu sobre esse período da história francesa. (…)
Por Amor a Luís XIV, é um romance para adolescentes porque remete para esse ponto de retorno e de formação dos imaginários essenciais. (…)
Este primeiro e notável romance de Tânia Xavier transporta-nos para os planos da aventura sem jogos de computador, sem play stacion, sem efeitos especiais; traz o lúdico à trela, os modos construtivos de efabular o histórico, as formas alquímicas e sedutoras da escrita em estado puro.
(…).
in Prefácio de Domingos Lobo

convite - Samora Correia

Lançamento dia 12 de Junho, às 21 horas em Samora Correia HOJE


(Para ampliar o convite clic em cima)

Teresa Soares

Teresa Soares, autora do livro que já está no prelo "Homens que Pegam Toiros" um importante estudo nas crenças do sagrado e do profano que esta arte nos dá a conhecer. Em breve nas livrarias

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Henrique Salles da Fonseca

Henrique Salles da Fonseca, apresentará em breve nas Edições Cosmos o seu mais recente trabalho, sobre a vida e obra do Padre António Vieira.
A não perder.....

Coordenadores da Colecção "Ponto e Virgula"





Maria João Cardona é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986. Entre outras funções já foi vice-presidente do Instituto e é presidente do conselho directivo da Escola desde 2006. Doutorada em Ciências da Educação, tem coordenado projectos e organizado publicações no âmbito da educação de infância e formação de professore/as. Foi Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância (1996/2000) e do Grupo de Estudos de Educação de Infância (2002/2005). Actualmente coordena a equipa de consultores do projecto de reforma do ensino básico da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, financiado pela Fundação C. Gulbenkian.



Ramiro Marques é professor coordenador com agregação e presidente do conselho científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Doutorado e agregado em Educação, Ramiro Marques é autor de dezenas de livros, três dos quais publicados em Espanha e dois no Brasil. Esteve ligado a dezenas de projectos de investigação e inovação educativa na área das relações escola e família, desenvolvimento curricular e educação ética. Actualmente, integra o Projecto de Reforma do Ensino Básico da República Democrática de S. Tomé e Príncipe e, nesse âmbito, tem colaborado na elaboração dos manuais escolares para o ensino básico.


Madalena Teixeira

Madalena Teles Dias Teixeira (n.1969) desenvolve a sua actividade profissional no Instituto Politécnico de Santarém, na Escola Superior de Educação. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1994) e em Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Católica Portuguesa, onde seguiu a via educacional (2000). É mestre em Educação, no ramo de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, com a dissertação Dos Estrangeirismos à Aula de Língua Materna (2004), e doutora em Linguística, no ramo de Linguística Aplicada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação A Entrada de Estrangeirismos na Língua Portuguesa. Contributos Para um Estudo Sociolinguístico (2007). É investigadora no Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integrando o projecto Linguagem, Cultura e Sociedade: Dimensões internacionais, sincrónicas e diacrónicas, no âmbito de um subprojecto intitulado Discursos Pós-Coloniais e a Construção da(s) Identidade(s). É membro da Associação Professores de Português e formadora de formadores. É autora de “A Importância da Aprendizagem da Linguagem Escrita”(2004); “Para uma Pedagogia do Erro” (2004); “Supervisão Pedagógica” (com colaboração com Elisabete Morais) (2004); “La Problemática de los prestamos lexicales en las lenguas” (2006) e organizou mais de uma dezena de encontros científicos. Proferiu dezenas comunicações, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
A entrada de Estrangeirismos na Língua Portuguesa, é o ´livro número dois da colecção " Sincronia e Diacronia: Colecção de Estudos Linguísticos" dirigida pelo Profº. Doutor Paulo Osório.
Em breve nas livrarias

Pedro Rocha dos Reis

Pedro Rocha dos Reis, publica nas Edições Cosmos INVESTIGAR E DESCOBRIR

John August de Castro Pereira Wolf



Se quisermos ouvir dizer bem de Portugal, ouçamos um estrangeiro; se quisermos ouvir dizer mal, ouçamos um noticiário feito por jornalistas portugueses.

E porquê?

Porque o estrangeiro compara Portugal com o que sucede lá fora, por esse mundo além, enquanto que o jornalista português se dedica a referir o negativo fronteiras adentro. E fá-lo para explorar a morbidez e a inveja tão acicatadas pelo discurso político de que tudo é devido a todos, de que tudo possuir é um «direito irreversível e inalienável das conquistas de Abril». E há impuros que se dedicam afanosamente à sonegação desse direito que devem ser publicamente denunciados, perseguidos e penalizados. Lembram os tempos da Inquisição, do Pelourinho, da denúncia por polícia política ou da higiene alimentar. Se se trata ou não de calúnias, isso é o que menos importa pois a Justiça foi posta em estado de hibernação e entretanto as audiências televisivas subiram e a publicidade pagou.

Mas haja esperança pois os nossos problemas têm solução.

Disso trata o PORTUGAL TRADUZIDO em que o Autor, John Wolf, formalmente americano, faz uma apreciação crítica da nossa sociedade onde ele próprio se integra há uma vintena de anos e levanta questões a trás de questões. Mas mais do que «levantar lebres», aponta caminhos para que nós próprios consigamos caçá-las e não seremos dois os portugueses de berço que faremos uma leitura igual de texto tão importante para todos os que queremos encontrar um rumo no desnorte a que temos sido votados.

E se a Moral é a questão dos princípios e a Ética é a dos factos, então o PORTUGAL TRADUZIDO é um livro eminentemente ético que deve ser lido com muita atenção porque não se lhe encontra uma palavra a mais nem outra a menos. Magro de adjectivos, dá para nos pôr a pensar por nós próprios, não nos impõe um raciocínio específico.

E se para nos analisarmos é fundamental dispormos de espelhos em que nos possamos mirar de corpo inteiro, melhor é quando o podemos fazer por ordem alfabética. Sim, o Autor percorre todo o alfabeto incluindo as antigas letras espúrias KWY dando-nos para cada uma delas um tema apropriado em que nos revemos «enfiando alguns barretes».

Este livro é uma realística crítica social que o Autor pincela às vezes com leves traços queirozianos mas nunca de forma jocosa. E se Eça de Queiroz foi um português que viveu no estrangeiro e nos viu de longe, o John Wolf é formalmente um estrangeiro que nos vê de perto. De tão perto que dá para nos esquecermos de que é americano. Mas nas críticas que nos tece está implícito um enorme gosto por tudo o que é português.

Leitura de grande utilidade para nos corrigirmos tão rapidamente quanto possível. E tentemos provocar aquela vaga de fundo que tarda para sublimação dos nossos males, não necessariamente pecaminosos mas certamente entorpecentes do desenvolvimento por que todos ansiamos.

Só me pergunto como terá o Autor em 20 escassos anos conseguido ver tanto do que nós não topámos em quase 850.

Livro a não perder por quem tem cabeça para algo mais do que para usar chapéu.



O que diz Richard Zimler

Portugal Traduzido oferece-nos uma perspectiva única sobre as realidades sociais, educacionais, fiscais e políticas do país. Ao pensar out of the box, Wolf consegue sugerir soluções inovadoras e surpreendentes para os problemas que ameaçam manter Portugal no seu atraso mental, cultural e económico.
Richard Zimler, escritor

terça-feira, 10 de junho de 2008

Futura Biblioteca em Viqueque - Timor


As Edições Cosmos ofereceram, para a futura Biblioteca de Viqueque, em Timor Leste, 500 livros das suas produções em língua Portuguesa.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

John Wolf | Portugal Traduzido


1- De que trata este seu livro?



R- O livro representa um contributo para o processo de pensamento sobre a “condição portuguesa”, em nome do progresso e desenvolvimento nacionais. Procura, de uma forma directa e sem tabús, apelar à consciência nacional. Elenca vícios e virtudes que condicionam o pensamento e a acção em Portugal. Contudo, a obra representa apenas um “parágrafo” de uma narrativa muito maior e sempre inacabada. Cada indivíduo, quer o deseje ou não, é um “autor moral” das suas próprias ideias e movimentos, e o desfecho final será sempre colectivo...nessa medida, Portugal Traduzido, foi escrito pelo país, porque as reflexões ou consternações expressas são pertença de todos. Portugal Traduzido deseja estimular a introspecção sobre o actual e o passado para que o rumo ao futuro seja alcançado. Escrevi o livro porque tenho grandes expectativas em relação a Portugal.

2- Se pudesse resumir numa frase, qual a principal ideia que espera conseguir transmitir aos leitores?

R- Não deixe que os outros pensem por si o país. Eu próprio incluído!

3-«Portugal Traduzido». Diga-nos palavras que traduzam Portugal em 2008.

R- Ilusão, Insuficiência, Traição, Desperdício, Ignorância, “Fézada”, Tristeza, “Neo-Saudade”, Arrogância, Desgraça, Esperança, Oportunidade, Sorte, Destino....Fado!

O que diz António Câmara, fundador da Ydreams


Portugal Traduzido é uma radiografia económica, sociológica, psicológica e política do País. John Wolf alia à sua visão fria de estrangeiro residente há mais de duas décadas uma percepção fina da estrutura e funcionamento da sociedade portuguesa. Este livro torna-se assim uma leitura obrigatória para aqueles que querem contribuir para mudar Portugal.


António Câmara, fundador da Ydreams

Portugal Traduzido, FNAC-COLOMBO




Foi mais uma festa a nova apresentação do livro de John Wolf, na Fnac-Colombo. Plateia entusiástica, crítica e apoiante de um dos melhores livros publicados em Portugal este ano de 2008.

domingo, 8 de junho de 2008

sábado, 7 de junho de 2008

MARCA - Associação de Desenvolvimento Local de Montemor




Aurélio Lopes, Antropólogo e Coordenador da Colecção"Raízes" e Joaquim Garrido, Editor das Edições Cosmos, participaram na jornada promovida pela Marca - Associação de Desenvolvimento Local de Montemor, denominada Antigas tradições e festividades ligadas à Primavera.

Foi um passeio agradável aos mecanismos do fantástico, das lendas, ciclos de morte e de vida, e seus usos e costumes ancestrais dos nossos antepassados e das suas divindades, os seus empenho na subversão, explicadas ao longo do passeio ao Convento dos Monges (Século XVIII), à Ermida de S.Luís da Mogueira (Século XVII) e à Anta de Nª. Sra. do Livramento (Século XVII).

Uma troca de experiências editoriais e associativas

Acção a repetir!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mulher desaparecida a sul

Lançamento dia 5 de Junho 2008, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, às 18,30 horas (Para ampliar clic em cima do convite)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gabriela Funk e Matthias Funk

O Dicionário de Provérbios Portugueses, mais actualizado estará nas bancas brevemente, pedidos para edicoescosmos@iol.pt ou para encomendas@sodilivros.pt

Vive-se sempre o que se viveu - Francisco Prestes

Está já em prospecção por todas as livrarias do país, o livro de Francisco Prestes "Vive-se sempre o que se viveu" ensaio filosófico, onde a experiência transmitida enriquece o leitor na arte da conquista e manutenção de amizades, com o pensamento para o positivismo.
Uma obra a não perder!

Pedidos para edicoescosmos@iol.pt e para encomendas@sodilivros.pt

domingo, 1 de junho de 2008

Peixes do guadiana - Que Futuro?