terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ribatejo Terra de Campeões



“Este livro é um marco histórico relativo ao desporto do Ribatejo”
Quando o jornalista Carlos Arsénio, nome respeitado na sua área de trabalho, me convidou para prefaciar o seu livro sobre “Ribatejo – Terra de Campeões”, considerei ser essa uma proposta que não deveria recusar.
É muito raro que alguém venha a dedicar a sua vida profissional com tal empenho, nomeadamente na dignificação da sua terra natal e na procura de dar a conhecer aqueles que mais se salientaram nos planos nacional, e mesmo internacional (neste caso concreto, no campo do desporto).
O facto de meu pai, o Dr. António Augusto da Silva Martins, (que, como poderão constatar pela sua resumida biografia, foi o mais completo atleta português de todos os tempos), ser, justamente, referido no livro, também pesou certamente na minha decisão. Se não tive o privilégio de ter conhecido o meu pai directamente (já que tinha apenas 3 meses a quando do seu falecimento), a sua personalidade e vida foram-me transmitidas, como exemplo a seguir , por minha Mãe e múltiplos e dedicados Amigos e Admiradores.
Este livro é um marco histórico relativo ao desporto no Ribatejo, só possível com um verdadeiro Espírito Olímpico, de objectivos definidos, de respeito pela verdade, de dedicação, de espírito de sacrifício, e na certeza de que, cada um, dará sempre o seu melhor.
Em cerca de densas oitocentas páginas, é-nos dada a conhecer a grande maioria dos nomes (e não só...), daqueles que, nascidos no Ribatejo, terra de gente forte, trabalhadora e dedicada, mais se distinguiram na área do desporto.
É pena que outras pessoas, em outras regiões do país, não tenham tido ainda o “chamamento histórico” que levou ao enorme, mas muito meritório, trabalho do jornalista Carlos Arsénio, que aqui mais uma vez demonstra o seu profissionalismo. Espero bem que o seu exemplo não deixe de ser seguido por muitos outros, como o país bem merece. Quem não sabe reconhecer os méritos alheios e o seu valor para o país em que nasceu, dificilmente ultrapassará a mediocridade.
Mas é também importante que existam editoras que não hesitem em lançar-se neste tipo de edições, de êxito sempre mais incerto, embora de grande valor e a merecer larga difusão.


António Gentil Martins
Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal