terça-feira, 5 de agosto de 2008

Livro Aspectos Sócio-culturais do Vinho

Luís Falcão Fonseca, apresenta-nos em breve o seu último livro, Livro Aspectos Sócio-culturais do Vinho que nos fala do papel importante do vinho na arte nomeadamente, arqueologia,literatura e artes plásticas

(...) A ideia de beleza presente na mente dos artistas plásticos transparece na imensidão de obras de arte sobre motivos ligados à vitivinicultura, muitos dos quais observados do ponto de vista profano ou religioso. A imaginação, principalmente de pintores, ceramistas e escultores, deixou testemunhos das concepções de vida de cada época histórica. (...)




Expulso ou não do paraíso o ser humano passa parte do seu tempo a procurar o que não possui e tanto desejava ter. O trabalho é árduo e a felicidade fugaz. Os momentos de alegria são escassos e breves numa lonjura de desilusões e frustrações.


A amargura cavalga impiedosamente ao nosso encontro. A condição humana é implacável e feroz na inconstância do dia a dia. Tudo varia, tudo se move, tudo muda, mas há quem deseja viver num mundo estático. Damos encontrões em nós próprios. Muitas das equimoses externas e internas procuram uma única panaceia: o vinho.
----