sexta-feira, 4 de julho de 2008

Introdução à história da língua portuguesa



Paulo Osório licenciou-se em Humanidades – Português, Latim e Grego, em 1994, na Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa e, em 1998, obteve o grau de Mestre em Linguística Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2002, doutorou-se em Linguística Portuguesa pela Universidade da Beira Interior, onde é Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva e responsável pela área científica de Linguística. Em 2006, levou a cabo a sua investigação de Pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área da Linguística. Tem proferido inúmeras conferências, em Portugal e no Estrangeiro, e das suas principais publicações, destacam-se: Estudo Sintáctico-Axiológico do Livro de Falcoaria de Pero Menino. Covilhã (Universidade da Beira Interior Editora), 2004; Contributos Para uma Caracterização Sintáctico-Semântica do Português Arcaico Médio. Covilhã (Universidade da Beira Interior Editora), 2004 e A Sintaxe das Construções com Se no Português do Brasil. Lisboa (Zaina Editora), 2007 [com Edson Ferreira Martins]. É, ainda, investigador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e tem orientado inúmeras Dissertações de Mestrado e de Doutoramento.


Jaime Ferreira da Silva licenciou-se em Filologia Germânica, em 1973, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação Introdução ao Pensamento Linguístico de Wilhelm von Humboldt. Foi discípulo de José G. Herculano de Carvalho, Vítor de Aguiar e Silva, Maria Helena da Rocha Pereira, Armando de Lacerda, José S. da Silva Dias, Paulo Quintela, Albin Eduard Beau, Maria Manuela Delille, Karl Heinz Delille, Maria Irene Ramalho, Brian F. Head, Vincenzo Cocco e Giacinto Manuppella. Frequentou, ainda, em Göttingen e na Universidade de Tübingen, cursos de férias para Germanistas estrangeiros, tendo estudado Romanística, Germanística e Filosofia da Linguagem com Eugenio Coseriu, Otmar Werner, Josef Simon, Walter Schulz, entre outros.
Actualmente é docente de Língua Portuguesa no Departamento de Estudos Românicos da Faculdade de Filologia da Ruhr-Universität Bochum e, das suas principais publicações, destacam-se: História da Língua Alemã. Lisboa (Fundação Calouste Gulbenkian), 1973. [Tradução, com António de Almeida, de Geschichte der Deutschen Sprache, de Peter von Polenz. Berlin (Walter de Gruyter & Co.), 71970]; Sprachvergleich Portugiesisch-Deutsch. Düsseldorf (Pädagogischer Verlag Schwann), 1977 [com António Almeida] e Novo Alemão sem Custo. Paris (Assimil), 1986 [com J. Schmidt].