terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A aurora dos tempos modernos - Dinossauros


A Aurora dos Tempos Modernos
Do Desaparecimento dos Dinossauros à Génese do Homem


A extinção dos dinossauros e o aparecimento do homem, que numa abordagem mais simplista e superficial parecem não terem nenhuma relação entre si, de facto constituem parte comum do longo processo histórico e evolutivo da vida na Terra. A génese do homem, nas suas origens mais remotas, e enquanto entidade biológica, provém desse longo processo, feito de avanços e até de rupturas, das quais uma das mais importantes é sem dúvida a extinção dos dinossauros.

O principal objectivo dos autores é colocar à disposição do grande público uma síntese acessível destes dois temas da paleontologia, afinal aqueles que mais interesse e discussão têm suscitado. Procurou-se descrever as principais evidências fósseis e de outra natureza, bem como as mais importantes teorias e interpretações que procuram integrar os conhecimentos da paleontologia nos de outras ciências, no sentido de se explicar de que modo o aparecimento do homem pode estar relacionado, embora muito remotamente, com a extinção dos dinossauros. Esta relação serviu ainda de pretexto para se aprofundar um pouco a história evolutiva dos dinossauros e do homem.
O texto está dividido em duas grandes partes. Na primeira, pretende-se caracterizar os dinossauros, referenciar a sua origem e classificação e aprofundar as causas da sua extinção, com especial relevo para a teoria que aponta as consequências da queda de um corpo extraterrestre, como responsáveis pelo fim dos dinossauros. Na segunda, começa-se pelo aparecimento dos mamíferos para, de seguida, se passar à origem e evolução dos primatas. Descreve-se depois, de uma forma mais pormenorizada, o aparecimento e a evolução da linhagem humana, até à expansão do homem moderno.