sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Aniversário das Edições Cosmos

As Edições Cosmos, ao longo de 70 anos procurou contribuir para a formação da mentalidade portuguesa ao dotá-la de instrumentos de base capazes de rasgar os caminhos da criação cultural e da investigação cientifica, em prol dos valores do humanismo numa busca ansiosa e permanente do conhecimento.
Sempre se recusou ao conforto das posições adquiridas, na audácia quase irreflectida de tentar todos os caminhos e querer abarcar todos os horizontes. Plena maturidade da história e das ciências humanas, na segurança dos seus métodos, no rigor das suas exigências, na poderosa ordenação dos conjuntos que abarcam os mais vastos horizontes, na paciente preparação de ferramentas editoriais de qualidade.
Contradição, marcos sucessivos? De forma alguma. É a situação presente, definida por suas tensões fundamentais. A prová–lo, as nossas colecções editoriais que mostram o nosso caminho, desde o lascar do sílex, derrubar as árvores, fazer a queimada e depois pela clareira meter as sementes com o pau de escavar, na trama da evolução da humanidade.
Os desafios de hoje não são como os desafios de ontem, também sabemos que no futuro haverá novas realidades no entanto e não de forma anónima, caminharemos abordando os problemas mais cadentes da pesquisa cientifica na sua incessante renovação.

O Editor
Joaquim Garrido